Notícias
Crédito para empresas continua restrito
Depois de melhorar em fevereiro, a taxa de rolagem (enovação) dos empréstimos de médio e longo prazos no exterior voltou a cair e estava, até ontem, em 44%.
Depois de melhorar em fevereiro, a taxa de rolagem (enovação)  dos empréstimos de médio e longo prazos no exterior voltou a cair e estava, até  ontem, em 44%. Em fevereiro, ficou em 63%. O dado mostra que o mercado  internacional de crédito continua restrito e dificultando a obtenção de  financiamento pelas empresas brasileiras. 
Em 2008, a taxa de rolagem,  mesmo com o difícil quarto trimestre, ficou em 109%. "Estamos no meio do  furacão, não dá para esperar coisa muita diferente. Lá para meados do ano,  devemos começar a ter maior tranquilidade", disse o economista da LCA  Consultores, Francisco Pessoa. 
O Banco Central (BC) trabalha com uma  taxa de rolagem de 75% neste ano, pressupondo uma retomada nas condições de  crédito ao longo do ano, segundo o chefe do Departamento Econômico do BC,  Altamir Lopes. 
As projeções do BC mostram um cenário desfavorável para o  mercado de capitais brasileiro. O Banco Central espera saída de US$ 10 bilhões  de investimentos em renda fixa e ações. A previsão anterior era de retiradas de  US$ 3 bilhões.
 
                            